terça-feira, 19 de agosto de 2014

Você se irrita com sons que as outras pessoas não estão nem aí? Fique de olho: pode ser misofonia ou hiperacusia!


Há anos nós atendemos pacientes que se incomodam demais com determinados sons. Eu sempre pensei neles como pessoas hipersensíveis e confesso que tinha uma tendência de “colocar várias coisas numa cesta só”.

Como meus pacientes costumam vir procurar ajuda por causa do zumbido, essa hipersensibilidade auditiva ficava misturada com a queixa principal.



Mais recentemente, algo se clareou MUITO na minha mente à medida que fui prestando mais atenção aos detalhes da hipersensibilidade auditiva. Vamos lá:

1. Alguns se incomodam com o VOLUME dos sons (ex: TV, música, vozes das pessoas, restaurantes etc). Quando fazemos o LDL (loudness discomfort levels) – um exame complementar à audiometria para estimar qual o volume que os sons começam a incomodar cada pessoa -, os resultados costumam ser alterados. Essas pessoas podem perfeitamente conviver com os sons que os incomodam, desde que o volume deles esteja mais baixo. Isso descreve os casos puros de hiperacusia.

2. Alguns se incomodam com a PRESENÇA dos sons e sua repetição, mesmo que eles sejam baixos (ex: mastigação, respiração, deglutição de saliva ou alimentos, tosse, pigarro, assoar de nariz etc). Quando fazemos o LDL, os resultados costumam ser normais. Essas pessoas não conseguem conviver com os sons que os incomodam enquanto eles estiverem presentes e isso não tem relação com o volume. Além disso, parece existir uma conexão direta entre os sons que ouvem e uma reação incontrolável de raiva e irritabilidade. Isso descreve os casos puros de misofonia ou Síndrome da Sensibilidade Seletiva a Sons (4S).

Como a Medicina é algo muito variável, os pacientes costumam ter uma mistura de ambos os tipos de hipersensibilidade: alguns incomodam pelo volume, outros pela simples presença.
Anotem esses nomes na mente de vocês: esse assunto é mais comum do que pensamos e ainda vai dar muito o que falar. O programa Fantástico vai exibir uma reportagem sobre misofonia, a princípio no dia 24-08-14, com uma participação nossa para esclarecer a população e ajudar no incentivo de formas de tratamento. Esses pacientes têm grande restrição da vida familiar, social e profissional, levando ao isolamento, tanto pelos sons como pela falta de compreensão dos familiares e amigos.

Portanto se você tem ou conhece alguém que tenha um desses problemas, informe-o para que procure seu otorrino de confiança!!!

19 comentários:

  1. É simplesmente uma Tortura!!! Quase não fico mais perto do meu pai, por que ele está sempre comendo ou tirando os restos dos dentes, e agora passo a maior parte do tempo no meu quarto com p fone de ouvido no último volume...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzana, Não é fácil viver assim, procure ajuda de um profissional competente.
      Boa sorte!

      Excluir
    2. estou na mesma.e mais moro em ap. a vizinha acima pula da cama as6h pea limpar e arrastar tudo...bater portas...saltos...vivo estressada, com medo, quase neurótica, as vezes da vontade de morrer...

      Excluir
    3. estou na mesma.e mais moro em ap. a vizinha acima pula da cama as6h pea limpar e arrastar tudo...bater portas...saltos...vivo estressada, com medo, quase neurótica, as vezes da vontade de morrer...

      Excluir
  2. por favor qual o melhor tratamento????????????? e se tem um qual lugar do mundo tem tratamento para misofonia,todos ficam com mtos bla bla bla,informem as pessoas onde e como se trata esta deenca.

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita irritabilidade com a maioria do som dessas TV's de tela plana, salvo poucas exceções, o som é simplesmente tão irritante que desencadeia reação de stress, que vai de tensão muscular a dor de estômago e diarréia.

    Tenho TV de tela plana da Philips, é show, áudio não distorce.

    As outras, se pudesse, quebrava com martelo uma por uma.

    ResponderExcluir
  4. Sofro com esse problema há muitos anos! Que eu me lembre, deveria ter uns 10 anos.Tenho 38 anos agora. Nunca falei a ninguém sobre isso que sentia, pois parecia implicância com as pessoas! Usava e ainda uso fones de ouvido para tentar me manter mais confortável. Há uns 3 anos estive em busca de ajuda, procurei uma psiquiatra. Infelizmente ela nunca tinha ouvido falar a respeito, mas como eu informei que vinha me isolando das pessoas e que sinto até o coração acelerar quando estou exposta a alguns barulhos, então ela me receitou alguns medicamentos (ansiolíticos, antidepressivo...) fiquei um ano sob esse tratamento, mas não adiantou e eu acabei desistindo e voltando ao meu isolamento com fones de ouvido. Minha vida é muito difícil convivendo com isso. Não consigo controlar! Sofro muito! Gostaria de encontrar ajuda! Um profissional de saúde que conheça do problema! É horrível quando falo com algum médico sobre isso e ele trata como se eu estivesse inventando... Eu sei bem como é viver assim!!! Onde posso obter alguma ajuda? Existe algum Grupo de Ajuda? Moro em Salvador-BA. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E muito ruim achei q eu estava ficando louca...

      Excluir
    2. E muito ruim achei q eu estava ficando louca...

      Excluir
    3. estou igual a vc e o pior é seus familiares te taxarem de implicante.
      muito triste.meu coração salta...começo tremer...chorar....

      Excluir
    4. estou igual a vc e o pior é seus familiares te taxarem de implicante.
      muito triste.meu coração salta...começo tremer...chorar....

      Excluir
  5. Pensei que só eu que tinha isso. Não sabia que era doença.Desde criança tenho essa sensibilidade. Odeio ver alguém mascando chicletes, bocejando, mordendo maçã, fazer qualquer tipo de barulho ao comer e ouvir ronco me irrita demais. Ai, um suplício. É uma pena que existam poucos médicos especializados neste problema.

    ResponderExcluir
  6. mto boa a materia. eu lendo e irritada com essas motos barulhentas infernais . devo ter hiperacusia , ja que a repetiçao pouco me importa, mas sons que a maioria acha toleravel p/ mim é impossivel . nao consigo dormir com barulhos simples -como tv e radio . desde que me mudei p/ uma casa pre fabricada é um tormento : pareçe que os vizinhos resolveram fazer um barulho 10 vzs maior =/ tensoo

    ResponderExcluir
  7. Olá!!!!! Meu esposo adquiriu um zumbido em 12/04/13, e desde então perdeu qualidade de vida. Hoje ele está com 62 anos e, sua vida está cada vez mais sofrida. Fizemos peregrinações com vários especialistas, focando mais a área de otorrino por achar que deveria ser por aí. Sem sucessos ...tratamentos, medicamentos e nada. Precisando muito de uma luz...um direcionamento ...pois esta insurportável .... Se por ventura poder ajudar meu e-mail é scristeixeira@gmail.com, estamos desesperados

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!!! Meu esposo adquiriu um zumbido em 12/04/13, e desde então perdeu qualidade de vida. Hoje ele está com 62 anos e, sua vida está cada vez mais sofrida. Fizemos peregrinações com vários especialistas, focando mais a área de otorrino por achar que deveria ser por aí. Sem sucessos ...tratamentos, medicamentos e nada. Precisando muito de uma luz...um direcionamento ...pois esta insurportável .... Se por ventura poder ajudar meu e-mail é scristeixeira@gmail.com, estamos desesperados

    ResponderExcluir
  9. Simplesmente ODEIO sons de pessoas comendo ou mastigando chiclete...isso me irritaaa não fico perto do meu marido e nem do meu filho ,quando eles estão comendo,qnd estou perto de um deles qnd estão comendo eu arranjo um jeito de fzr qualquer barulho só pra n ter que ouvi-los mastigando isso é um inferno!!!

    ResponderExcluir
  10. Eu já não consigo mais levar uma vida normal. No meu trabalho já não estou mais aguentando, todos os dias é uma tortura ter que trabalhar o dia inteiro com colegas assobiando. Já cheguei num ponto de ter que me trancar toda hora no banheiro e tampar o ouvido, para sobreviver! Não sei nem onde procurar ajuda mais. É infernal esse transtorno.

    ResponderExcluir
  11. Sempre me irritei com barulhos "altos", mas durante o dia eles são toleráveis, o problema é a noite, qualquer conversa mínima, tira o meu sono e me deixa muito irritada. Se alguém entrar no meu quarto enquanto durmo, na mesma hora eu acordo, é horrível, e eu acabo virando a que reclama toda hora, porque eu só quero poder dormir e não consigo, no fim acaba todo mundo se chateando, tanto eu, quanto minha família.

    ResponderExcluir
  12. Meu marido tem esta doença achava que era bobagem dele .
    Mais agora vendo o artigo penso o quão ele precisa de mim .ta sofrendo muito com isto.

    ResponderExcluir