domingo, 29 de junho de 2014

Copa do Mundo, zumbido e perda de audição


Vuvuzelas, cornetas, apitos e toda a parafernália “verde e amarelo”, além dos gritos (de alegria ou desespero) e até escolas de samba (ui, fora de época!) que estão fazendo parte da nossa Copa podem prejudicar, E MUITO, nossa audição.

Nos estádios e bares esses sons têm o mesmo volume, mas nos locais menores e mais fechados, os sons reverberam nas paredes e voltam para os ouvidos mais vezes, aumentando o desconforto e o potencial de lesão nos ouvidos. Lembramos que, para qualquer lesão auditiva por ruído, precisamos considerar TRÊS fatores:

1. O volume do ruído - definitivamente os sons da Copa estão altos demais! 

2. O tempo de permanência nesse ruído - o jogo tem uma hora e meia, mas a preparação também é barulhenta, assim como o intervalo e a comemoração pós jogo. Isso aumenta a exposição para um mínimo de 3-4 horas consecutivas com volume alto. Quanto maior o tempo de exposição, maior o risco de lesão.

3. A fragilidade/vulnerabilidade de cada ouvido aos mesmos ruídos - quem é mais sensível, tende a sair desses locais com zumbido ou ouvido tampado. Quem acha que isso é "normal" porque desaparece após algumas horas, engana-se! O zumbido é um dos primeiros sinais de fragilidade do ouvido a sons, ou seja, quanto mais se expõe, maior a chance de lesar definitivamente.

Proteja-se

A primeira e mais importante forma de proteção é utilizar protetor auricular, isso não significa colocar algodão no ouvido, NÃO adianta nada!! Pode ficar tranquilo que você vai continuar ouvindo todos os lances normalmente. Descanse os ouvidos por 10 minutos a cada 1 hora. Procure um lugar tranquilo, dê uma respirada e volte para torcida.

E se o zumbido permanecer?

Se a pessoa sair do estádio, do bar ou da festa com zumbido no ouvido que não desapareceu até o dia seguinte, isso configura um TRAUMA ACÚSTICO e precisa ser tratado o quanto antes, de preferência até 48 horas, com medicamentos. Por isso, procurar o otorrinolaringologista de confiança precocemente é FUNDAMENTAL ao perceber os problemas.

Comparação

O último jogo do Brasil, contra Camarões, foi "monitorado" do ponto de vista sonoro no espaço da Fun Fest. Como é um ambiente aberto, estima-se que as medidas obtidas estejam próximas às de um estádio.

A escala de barulho na Fun Fest de 23-06-14:

Gols do Brasil: 110 dB a 115 dB
Corneta vendida nos arredores: 106 dB
Entrada de Hulk em campo: 104 dB
Batuque em bar ao lado da Fan Fest: 104 dB
Torcedores cantando “Sou brasileiro”: 100 dB
Torcedores cantando “O campeão voltou”: 98 dB
Reação ao gol de Camarões: 96 dB
Torcedores batendo palmas: 90 dB
Durante o jogo:  85 dB a 90 dB
Antes do início do jogo: 75 dB a 80 dB

Para comparar:

Turbina de avião a jato: 140 dB
Show de rock: 105 dB a 120 dB
Avião (com motor não a jato): 115 dB
Serra elétrica: 110 dB
Furadeira: 100 dB
Rua com tráfego intenso: 85 a 90 dB
Aspirador de pó: 85 dB
Professor dando aula: 70 dB
Conversa em volume normal: 60 dB

Falar sussurrando: 20 dB 

Fonte: Faculdade de Engenharia da Unesp

0 comentários:

Postar um comentário