terça-feira, 10 de junho de 2014

Chocólatras “de castigo” têm opção mais saudável e podem facilitar a vida de seus médicos.

Quer coisas maaais gostosa do que as várias versões de chocolate, ainda mais nesse friozinho? Chocolate quente, fondue, cappuccino ou os próprios tabletes e bombons... hummm!
É uma pena que nem todo mundo pode se “esbaldar” nessa guloseima... quem tem zumbido, tontura, ouvido tampado, diabetes (ou pré-diabetes), intolerância à lactose ou ao glúten, gastrite e refluxo gastro-esofágico precisa evitar o consumo de chocolate. Para muitos, isso parece um castigo!

Agora imaginem algo com CARA de chocolate, GOSTO de chocolate, TEXTURA e CHEIRO de chocolate, mas que é uma le-gu-mi-no-sa!!! Pois é, a alfarroba já roubou uma boa parte desse mercado, pois deu origem a vários produtos nutritivos, aceitos por nutricionistas (claro, sem abuso!), com a vantagem de serem isentos de lactose, glúten e açúcar. Há alguns anos, já tem até ovo de Páscoa feito de alfarroba para que ninguém fique de castigo nessa época que o consumo de chocolate vai às alturas.



Às vezes atendo um paciente com zumbido e suspeito claramente de origem metabólica. Fico toda animada, pois para mim, parece que vai ser fácil! Quando explico a necessidade de fazer dieta sem doces para os pacientes por 1 mês (como teste inicial), sempre me surpreendo com a dificuldade que eles acham que vão ter para largar o chocolate (e os doces em geral). Mesmo quem implora e diz “Dra, faço qualquer coisa para melhorar” se vê em maus lençóis inicialmente.
Por isso escrevo esse post. A alfarroba pode ajudar nesses casos e, para quem quer manter uma vida mais saudável, é uma ótima opção se consumida com moderação. Ela tem taninos que são benéficos ao coração e às artérias, mas em excesso podem dificultar a absorção de proteínas e minerais.


0 comentários:

Postar um comentário