segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Perda de audição: um lobo vestido com pele de carneiro



Gente, assunto importante! Vocês viram na quinta-feira nosso post do Facebook? Este aqui ó: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=504273446354054&set=a.189337131181022.40531.182214395226629&type=1

Lá fala que os idosos que usam aparelho auditivo aumentam sua expectativa de vida. Um dos motivos nós discutimos bastante em uma reunião do GANZ, com a presença da fono Mariana Guedes, que falou bastante sobre zumbido, memória e processamento auditivo (veja na TV Zumbido – www.tvzumbido.com.br).

Quanto mais o tempo passa sem escutarmos bem, mais nossos neurônios auditivos ficam “preguiçosos”... pela “lei do mínimo esforço”, o cérebro deixa de se esforçar para entender o que é falado. Por isso, é tão comum encontrar idosos que dizem que “escutam, mas não entendem” o que falamos.

Quando a perda auditiva não é tratada logo, ela pode piorar (o que já é ruim) e também ajudar a desenvolver a demência (o que é péssimo). Ou seja, aquela perda auditiva que as pessoas aprendem a ignorar e “deixar para depois” não é tão insignificante assim e precisamos tomar mais cuidado com ela!!! “Lobo em pele de carneiro”...

Eu não estou aqui só para estimular as pessoas a encontrarem suas formas de tratamento. No meu caso, quando entendi que a perda poderia ser um vilão para a memória, que é uma grande preocupação minha, automaticamente comecei a estudar mais sobre isso e a alertar as pessoas sobre riscos que eu mesma desprezava... e “quem avisa, amigo é”!

Por outro lado, aqueles que procuram reabilitação precoce da audição com estimulação sonora podem manter sua qualidade de vida, independência e autoestima, aumentando a expectativa de vida. Quem vive bem, certamente vive mais!

Os aparelhos auditivos são como “os óculos do ouvido” e ninguém mais precisa ter preconceito. Existem dezenas de marcas, altamente concorrentes entre si, e alguns deles são imperceptíveis. O que precisa é TESTAR direito, antes de comprar, exigindo um período de uso em casa. As empresas em geral emprestam por até uma semana. Eu adoraria que todos pudessem testar por um mês antes de decidir pela compra, mas ainda não conseguimos mexer com a cabeça de todos.

Com certeza, uma equipe experiente e interdisciplinar pode ver se você tem indicação ou não e, se tiver, qual seria o aparelho ideal para você (com ou sem gerador de som para inibir o zumbido também). Pense nisso!

0 comentários:

Postar um comentário