sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Como combater o cansaço

Cansaço, neste fim de ano? Você não está sozinho! Já ouvi até gente que diz “meu prazo de validade expirou!”, rs

Acho que além de trabalharmos, estudarmos, sermos mães, pais e filhos, ainda temos as confraternizações com os vários grupos de amigos, com colegas de trabalho, além da organização das festas das famílias, etc etc etc.

Eu, particularmente, adoooro dezembro e tudo que vem com ele, inclusive meu aniversário (sim, sou super sagitariana, de corpo e alma)! Mas confesso que o que mais me cansa, nessa época, é sair para comprar presentes... eu adoraria estalar os dedos e ter um monte de pacotinhos embalados sem ter que sair para procurar!

De qualquer jeito, para quem está cansado além da média, aí vão dicas úteis! ;)

1-     Reveja sua saúde – muito cansaço pode demonstrar falta de vitaminas, anemia, diabetes ou hipotireoidismo. Exames simples podem descartar essas possibilidades, por isso não deixe para 2014! ;)
2-     Praticar esportes – gente, não adianta colocar o cansaço como empecilho, isso só piora. Colocar o corpo em movimento faz bem demais e nos dá mais energia, mais pique, libera endorfinas em nosso cérebro e faz bem para a autoestima. Até há 2 anos, eu fazia atividade física 3 ou 4 vezes por semana e achava que estava bom. De lá para cá, comecei a fazer 6 vezes, só não dá às 6as-feiras... por isso sou testemunha viva do quanto isso me dá mais energia para essa vida para lá de atribulada, como é a minha!
3-     Estar de bem com quem a gente vive – isso é mega revigorante! Se não puder aumentar a quantidade de tempo com quem ama, melhore a qualidade desse tempo juntos e ria bastante!!!
4-     Beber água e comer bem, leve e saudável – isso não é segredo, mas quase faz milagre. Nosso corpo precisa estar bem abastecido, senão ficamos como um carro sem combustível, enguiçando por aí com frequência. Se você come demais ou come coisas muito gordurosas, seu corpo precisa trabalhar mais e o resultado é mais cansaço. Faz sentido?
5-     Cuide da mente, exerça mais a espiritualidade. Não importa a sua crença, todos podemos ser mais espirituais e ganhar com isso. Sabe aquela frase “há mais mistérios entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia”? Pois é... meu olho de “eterna pesquisadora” já me mostrou que isso é plenamente verdade! Segredinho: essa é minha outra linha de pesquisa (e também há muitas universidades olhando para isso de maneira seríssima!) e qualquer dia conto para vocês como isso se une à minha primeira linha, que é o zumbido.  
6-     Aproveite para descansar, para curtir, para amar, para dormir, para fazer o que você curte! Assim a vida fica mais leve e, com isso, cansa menos.

Vamos que vamos!!! Terminemos esse ano com energia para receber um 2014 ma-ra-vi-lho-so como a gente merece! ;)

0 comentários:

Postar um comentário