sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Final do ano – tempo de excessos



Não precisa ser assim, mas é.... a gente exagera na comida gordurosa, nos doces e nos drinques. Parece que até estávamos em jejum, de tanta fome que dá nessa época. Tudo bem que fartura é bem vinda, mas vamos com calma para não termos prejuízo durante o próximo ano, certo?

Vocês já sabem que gordura e açúcar, além da cafeína, em excesso, podem causar ou piorar zumbido, certo? Sempre frisamos isso. Além desses “vilões” gostosos, ainda tem as bebidas alcoólicas, que podem prejudicar o zumbido e o sono. O que poderia parecer uma diversão e um alívio, depois se volta contra nós, porque o álcool desidrata nosso corpo, que é pura água. Sem ela, tudo funciona com mais dificuldade – inclusive nosso ouvido. Então, bom senso também é sempre bem vindo!

Outro exagero dessa época é o som alto – festanças, fogos de artifício e rojões. (Quase) todo mundo adora os fogos do Reveillón, mas evite ficar perto de onde eles são disparados. Aqui no Instituto Ganz Sanchez nós temos pacientes com zumbido por trauma acústico do réveillon de vários anos diferentes... parece que é sempre a mesma coisa! O som é muito alto e pode causar danos irreversíveis. Assista de longe, assim você curte sem se arriscar.

E por falar em som alto, as dicas de sempre estão valendo: não fiquem perto da caixa de som nas festas e usem protetores (não se sinta um ET; acho liiiindo ver gente consciente que cuida saúde!!!). Lembrem também de fazer intervalos de hora em hora, saindo para tomar um ar e aliviar os ouvidos. Ao menor sinal de zumbido que não passe no dia seguinte, procure ajuda logo! Nosso mantra vale para o final do ano: Zumbido não é normal, mesmo depois da balada ou show!

Às vezes sei que pareço “mãe chata”, mas eu já vi esse filme várias vezes e os pacientes ficam muito arrependidos. Protejam-se dos abusos para que o ano de 2014 seja cheeeeeio de saúde! Afinal, ela é o mais importante, o resto, nós corremos atrás!!! ;)

0 comentários:

Postar um comentário