sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Os sons da Copa


2014 chegou. A Copa do Mundo no Brasil, que parecia super distante, já está na "reta do gol" - trocadilho proposital :). Se fora do Brasil ela já mexe com nossas emoções, imagina aqui dentro!!! Quem é que não tem vontade de ver de perto essa festa nas nossas ruas - ou o contrário - fugir do país pra não ter que "vivê-la" tão intensamente...

Voltando aqui pro nosso mundo dos ouvidos, de uma coisa temos certeza: vamos conviver com muuuiiiittttooo barulho por um mês inteirinho. Isso me faz lembrar das vuvuzelas na Copa 2010, que chegaram até a atrapalhar os jogadores em campo. Seu volume foi estimado em 109 decibels, o equivalente a um cortador de grama ou um trator agrícola no seu ouvido! 

Aqui no Brasil, o percussionista Carlinhos Brown criou a caixirola, que parece ser mais "suave". Pelo menos, dizem que precisaria de 500 a 4 mil caixirolas para alcançar o volume de uma vuvuzela, dependendo de como elas são agitadas. Imagina? 

De qualquer jeito, nossa recomendação é "ver para crer"... divirta-se, participe, mas leve protetores de ouvido e descanse da barulheira em locais silenciosos de tempos em tempos. Se perceber que depois de algum jogo "sobrou" um zumbido até o dia seguinte, procure um otorrinolaringologista para iniciar tratamento medicamento antes mesmo de acabar o campeonato. O tratamento precoce ainda é o melhor que existe para chegarmos mais perto da cura ou de uma melhora significativa.

A ilustração abaixo traz um gráfico importante pra você saber a quê seu ouvido está exposto. Qualquer dúvida, é só perguntar pra gente!


0 comentários:

Postar um comentário