terça-feira, 22 de abril de 2014

Recordar é viver! Nossos #7mais analisados




Para analisar a preferência dos nossos leitores, voltamos ao passado! Revisitamos os posts mais comentados em 2012 e 2013 e atualizamos os #7mais. Fiquei surpresa com algumas coisas... vejam:

- 7ºlugar: Os sons da Copa: é o que todo mundo quer saber hoje... De uma coisa temos certeza: será barulhenta, RS! Então #ficadica: leve protetores de ouvido e descanse da barulheira de tempos em tempos. Se perceber zumbido após torcer, procure um otorrino antes mesmo de acabar o campeonato.




- 6º lugar: Ouvido Absoluto. Nunca ouviu falar? O Michael Jackson tinha (1 em cada 10.000 pessoas). Esse dom permite identificar qualquer nota musical assim que são ouvidas. Para ficar de “queixo caído”, um professor de Havard criou uma pílula para despertar o Ouvido Absoluto em qualquer pessoa. A ideia é despertar novamente no cérebro a capacidade de aprendizagem das crianças, mesmo depois da época que esse talento costuma aparecer. Pessoas sem treinamento musical receberam valproato (antiepiléptico) e testaram a capacidade de identificar sons: a resposta foi melhor que a esperada. É de chamar atenção mesmo! Vamos ver o que o futuro traz.



- 5º lugar: dica do Dr. Ítalo para o #novembrolaranja de 2013: “de acordo com o otorrino, quando se mede o volume por acufenometria, ele muitas vezes não é tão alto como parece e como as pessoas que não sofrem desse incômodo imaginam. O volume do zumbido dificilmente ultrapassa 10 dBNS. Isso mesmo! Não acredita né? A explicação dessa teoria é que o nosso cérebro tem a capacidade de percebê-lo mais nitidamente, dando a ilusão do barulho ser mais alto do que realmente é”. Como já falamos nas palestras do nosso Grupo de Apoio, se você der muita importância ao zumbido, ele sempre parecerá mais alto. Nossa mente é poderosa.



- 4º lugar: a relação das emoções com o nosso corpo. Tem gente que ainda não acredita na relação corpo-mente-alma, mas ela existe e pode afetar o corpo através das dores quando estamos tristes ou estressados, e da sensação de relaxamento quando estamos felizes. Então, atenção ao corpo, mas também aos pensamentos e às emoções geradas!  



- 3ºlugar: Como saber se o meu bebê está com dor de ouvido? Essa é uma preocupação das mães. Quando o assunto é filho (e isso digo como mãe, não só como médica!), somos capazes de parar o mundo. Ler algo que pode ajudar é sempre bem vindo! Confira: 1. Se o bebê chora ao mamar ou mama um pouco e já recusa o resto pode ser sinal de que o ouvido está inflamado, pois sugar aumenta a dor; 2. Fique atenta ao apertar o tragus (parte da frente do ouvido) do bebê. Se ele ficar desconfortável com frequência, leve-o a um médico de confiança; 3. Todo bebê tem mania de pegar na orelha, seja quando está cansando ou apenas por curiosidade. Mas, cuidado para não confundir, pode ser um dos sinais de dor de ouvido também; 4. Dificuldade para dormir e ficar deitado: Ao deitar, a pressão no ouvido pode aumentar, fique atenta se ele chora mais e se está acordando muitas vezes durante a noite; 5. Mau cheiro: Se a orelhinha do bebê está com um cheiro estranho e um líquido amarelado, ele possivelmente está com dor, fique atenta a este sintoma.



- 2º lugar: também presente nas dicas do #novembrolaranja, é um assunto preocupante: a perda auditiva pode levar à demência. Se a perda auditiva - tão frequente nos pacientes com zumbido - não for tratada também, pode alterar o processamento dos sons no cérebro (“escuto, mas não entendo”) e piorar a memória (vai deixando o cérebro mais "preguiçoso"). Uma pesquisa da Universidade John Hopkins revelou que a perda auditiva na 3a idade também está associada a um risco de demência, quedas, internações e problemas de saúde mental. Por isso, cheque sua audição periodicamente. Se houver problemas, inicie o quanto antes sua reabilitação auditiva!




- Em primeiríssimo lugar: as causas do zumbido e como evitá-lo! Todo mundo curte um resumo, né? Acho que o post fez sucesso por isso. Vamos recapitular:Excesso de cera, infecções e lesões do ouvido são causas possíveis do problema. No entanto, muitos outros fatores que aparentemente não têm nada a ver com o sistema auditivo podem dar origem a esse sintoma. Desvios de coluna, alterações cardiovasculares, diabetes, disfunções da articulação da mandíbula e consumo excessivo de cafeína, álcool e tabaco são alguns deles. A impressão de que o zumbido atinge mais os idosos é falsa, mas tem uma explicação: cerca de 90% dos casos têm como causa principal a perda auditiva. Esse som incômodo pode aparecer em qualquer idade, em pessoas com audição normal ou não. Mas, há algumas medidas simples de prevenção que podem ajudar a prevenir esse tormento: evite álcool, sal, frituras, doces, chocolate, cafeína (máximo 3 xícaras por dia) e nicotina. Use protetor auricular; descanse o ouvido; mantenha o volume de TV, som, celular sempre até a metade do máximo; não pule refeições; limpe o ouvido com a ponta da toalha”.


Essa foi a nossa seleção dos melhores #7mais para você... até a próxima!!!

0 comentários:

Postar um comentário